Blogger Templates

terça-feira, 31 de julho de 2012

PREPARATIVOS - SOFIA - NIVER - 4 ANOS

EM NOVEMBRO SOFIA JÁ VAI FAZER 4 ANOS....
MEU DEUS COMO PASSOU RÁPIDO....PROMETO COMPARTILHAR COM VOCÊS O PASSO A PASSO DOS PREPARATIVOS....
HÁ QUEM DIGA QUE FAZER ANIVERSÁRIO PRA CRIANÇA É BESTEIRA....MAS, PARA MIM NÃO É...AMO VER MINHA FILHOTA SE DIVERTINDO...
TODOS OS ANOS....FAÇO QUASE TODA DECORAÇÃO...
ESTE ANO CONTRATEI UM BUFFET DE MINHA CIDADE QUE FICARÁ RESPONSÁVEL POR TUDO.....SÓ PROVIDENCIAREI AS LEMBRANCINHAS, OS CONVITES E OS CENTROS DE MESA.....(COISA QUE FAREI COM MUITO GOSTO)

SOFIA, JÁ ESTÁ ANSIOSA, ANDA FAZENDO ATÉ LISTA DE CONVIDADOS, SE DEIXAR ELA CONVIDA A CIDADE INTEIRA...KKKK
JÁ ESCOLHEU ATÉ O TEMA DA FESTA: CINDERELA.....E JÁ DISSE QUE QUER UM VESTIDO E UM SAPATINHO DE CRISTAL.....COISAS DE SOFIA...KKKK
DAREI INÍCIO AOS PREPARATIVOS..... 
ATÉ BREVE COM MAIS NOVIDADES....
ABRAÇOS E BJOS A TODOS....

DIAS DE SOFIA

HOJE PASSEI O DIA TODO PREOCUPADA COM A SOFIA.....
SOFIA JÁ NÃO FAZIA ESCANDÂLO NA VAN, NA HORA DE IR PARA A ESCOLA,MAS, ONTÉM E  HOJE DEU O MAIOR ESPETÁCULO...ESPERNEOU, GRITOU, SÓ FALTOU PEDIR SOCORRO...RS....
AO VER SOFIA EM PRANTOS, SENTI UMA VONTADE LOUCA DE FICAR COM ELA, PENSEI EM FALTAR DO TRABALHO, ACALMAR E PASSAR O DIA TODO MIMANDO MINHA FLORZINHA, MAS, A RESPONSABILIDADE, ESSA NÃO DEIXA....
CONFESSO QUE APESAR DE TER ME ACOSTUMADO A SER MÃE 24 HORAS NO DIA A DIA,  RS ....HÁ DIAS QUE ME SINTO EXAURIDA, NÃO É UM CANSAÇO FÍSICO NÃO, POIS A SOFIA NÃO ME DÁ TRABALHO, QUANDO ESTAMOS JUNTAS ELA TEM O DOM DE ALEGRAR MEUS DIAS, ALEGRAR MINHA VIDA, QUE ÁS VEZES PARECE SEM SENTIDO.
A MINHA EXAUSTÃO É DE PENSAR, PENSAR COMO SERÃO OS DIAS QUE VIRÃO.
EXAUSTÃO EM PENSAR...PENSAR NA VIDA.... PENSAR EM TUDO O QUE VIVI...
SOU OBRIGADA AINDA A OUVIR QUE JÁ FAZ TEMPO, MUDA O DISCO.....
MAS NINGUÉM TEM O DIREITO DE ME DIZER NADA...CADA UM TEM SEUS SENTIMENTOS....
BEM....VAMOS LÁ.....
HOJE EU E SOFIA TOMAMOS UM BANHO DAQUELE....ATÉ BANHO DE CREME ELA DEU EM SEUS CABELOS....NO BANHO FUI PERGUNTANDO O PORQUE DE TANTO CHORO DE MANHÃ...E ELA ME DISSE QUE ERA PORQUE ESTAVA COM SONO, E PORQUE ELA QUERIA QUE A MÃE LEVASSE ELA PRA ESCOLA....EXPLIQUEI PRA SOFIA QUE HÁ COISAS QUE NÃO PODEMOS FAZER NO MOMENTO....
ALI NO BANHO....OLHEI FIXAMENTE PRA MINHA PEQUENA, E VI QUE ELA JÁ NUM É TÃO PEQUENA, MINHA FILHOTINHA ESTÁ CRESCENDO.....
UM FILME PASSOU EM MINHA CABEÇA.....LEMBRANÇAS, SONHOS....ALEGRIAS, TRISTEZAS....AUSÊNCIA, TEMPO, AMIGOS, CONSOLO....
ENFIM, O TEMPO PASSA E SOFIA VAI FAZER 4 ANOS....HOJE POSSO DIZER COM TODAS AS LETRAS E ,TODOS OS PONTOS QUE A FRASE ME PERMITE,  QUE EU, NÃO SERIA NADA SEM ELA....
ELA  ME DÁ ALENTO...É MEU CONSOLO...É MEU VERDADEIRO AMOR...


E POR AMA-LA TANTO, É QUE ME CUSTA ACEITAR ALGUMAS COISAS....
BEM, ASSIM VAMOS VIVENDO NOSSOS DIAS, BUSCANDO ALEGRIA....NOS COMPLETAMOS....
SOFIA TEM SE TORNADO MINHA SABEDORIA.....MEU LUAR EM PLENA LUZ DO DIA;;;;;
UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS.....



terça-feira, 24 de julho de 2012

VOLTA AS AULAS....

GENTE SEMPRE DIGO QUE AS CRIANÇAS AMAM A ESCOLA....
PERCEBI ISSO COM MINHA PROFISSÃO..
LOGO DE MANHA É INCRÍVEL COMO AS CRIANÇAS CHEGAM COM A MAIOR DISPOSIÇÃO....
CHEGAM À ESCOLA CORRENDO, GRITANDO, CHAMANDO OS  AMIGOS, MEIO QUE DESVAIRADOS.... E ISTO TUDO É ALEGRIA POR ESTAR ALI, POR ESTAR REENCONTRANDO OS AMIGOS....KKKK
NÓS É QUE JÁ CHEGAMOS CANSADOS....
DIGO POR MIM, QUE NUM GOSTO MUITO DE ACORDAR CEDO....SEMPRE QUERO MAIS UM MINUTINHO NA CAMA...SOU CAPAZ DE PEDIR PRO RELÓGIO ANDAR DEVAGAR, MESMO SABENDO QUE ELE NÃO ME OBEDECERÁ, ORO A DEUS PRA QUE A NOITE SEJA MAIS COMPRIDA...KKKK UFA....NUNCA GOSTEI DE ACORDAR CEDO......MAS, ULTIMAMENTE NEM DE MAU HUMOR FICO....RESQUÍCIOS DA MATERNIDADE......
NUNCA RECLAMEI DE ACORDAR DE MADRUGADA POR CAUSA DA SOFIA.....E ISSO É INTERESSANTE....A SOFIA TEM O DOM DE ME FAZER DIFERENTE....

BEM, CHEGA DE BLÁ, BLÁ, BLÁ...
VAMOS AOS QUE INTERESSA, INICIEI ESTÁ POSTAGEM PARA CONTAR QUE A SOFIA ESTÁ FICANDO UMA MOÇA MESMO....
NO DOMINGO INCIEI MEU DISCURSO:
- FILHA AMANHÃ TEM AULA, A MAMÃE TEM QUE TRABALHAR...(ACHANDO QUE SOFIA JÁ IA FAZER BICO)
ENTÃO SOFIA ME DIZ
- QUE BOM MAMÃE...ACHEI QUE VOCÊ NÃO IA MAIS ME LEVAR PRA CRECHE, COMO VOCÊ QUER QUE EU VOU APRENDER......

CONTANDO ASSIM. PARECE ATÉ MENTIRA QUE UMA CRIANÇA DE 3 ANOS E 8 MESES TENHA ESSA RESPOSTA, MAS, QUEM CONHECE A SOFIA JÁ SABE QUE É ASSIM MESMO QUE ELA FALA....SEM CONTAR SUAS EXPRESSÕES FACIAIS E SEUS GESTOS....
BEM ACHEI QUE MEU PINGO DE GENTE IA CHORAR, COMO FAZIA ANTIGAMENTE, MAS, NA SEGUNDA ACORDOU TODA DISPOSTA PRA ENCONTRAR SEUS AMIGUINHOS...

POSSO IMAGINAR ELA CHEGANDO NA CRECHE GRITANDO: ANAAAAAAAAAAAAA ( ASSIM COMO MEUS ALUNOS, DESVAIRADOS DE ALEGRIA) QUERENDO CONTAR A TODOS SUAS NOVIDADES.......

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO PARA AS CRIANÇAS

ESSA SEMANA VOLTEI A TRABALHAR, FOI UMA SEMANA DE CURSO PARA ACRESCENTAR CONHECIMENTO A MINHA FORMAÇÃO.... A OFICINA QUE MAIS GOSTEI FOI A SOBRE A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MINISTRADA PELA PROFESSORA DE MUSICA DÉBORA DA MATTA FARIA ORMIERES....AMEI AS ATIVIDADES REALIZADAS QUE SÃO DESENVOLVIDAS PARA AS CRIANÇAS E ATÉ ME INTERESSEI....QUEM SABE A SOFIA NÃO ENTRE EM UMA AULA DE MUSICALIZAÇÃO....RS....RS...

O QUE É MUSICALIZAÇÃO ?
Para Bréscia (2003) a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Weigel (1988) e Barreto (2000) afirmam que atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança, da seguinte forma:
Desenvolvimento cognitivo/ lingüístico: a fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmico musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.
Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
Desenvolvimento sócio-afetivo: a criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. Nesse processo a auto-estima e a auto-realização desempenham um papel muito importante. Através do desenvolvimento da auto-estima ela aprende a se aceitar como é, com suas capacidades e limitações. As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe dêem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização.
É importante salientar a importância de se desenvolver a escuta sensível e ativa nas crianças. Mársico (1982) comenta que nos dias atuais as possibilidades de desenvolvimento auditivo se tornam cada vez mais reduzidas, as principais causas são o predomínio dos estímulos visuais sobre os auditivos e o excesso de ruídos com que estamos habituados a conviver. Por isso, é fundamental fazer uso de atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras. Isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons.
FONTE:http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm/

quinta-feira, 19 de julho de 2012

SOFIA A BAILARINA

ONTÉM FOI O PRIMEIRO DIA DE AULA DE BALLET DA SOFIA...
FIQUEI MUITO FELIZ AO VER MINHA PEQUENINA, TODA CONCENTRADA AO REALIZAR OS EXERCÍCIOS, CREIO QUE ELA IRÁ SE SAIR BEM NAS AULAS, POIS ELA MESMO QUE QUIS FAZER....
VÊ SE PODE ....ESSA MENINA TÃO PEQUENINA QUER SER BAILARINA.......
ENQUANTO EU EXISTIR, FAREI DE TUDO PARA QUE MINHA FILHA TENHA MEU AMOR,. MINHA COMPANHIA, EDUCAÇÃO, CULTURA, TEMOR A DEUS E  CARÁTER, CRITÉRIO QUE SE ENCONTRA EM FALTA, EM MUITAS PESSOAS NOS DIAS ATUAIS.....

JÁ IA ME ESQUECENDO....SOFIA QUIS DAR AULA DE BALLET PRA MAMÃE....
MAMÃE ( DISSE ELA)
BAILARINA É ELEGANTE
BAILARINA FALA BAIXO
BAILARINA NÃO ANDA QUE NEM TATU
BAILARINA ANDA ASSIM O ( COLOCOU A MÃO NA CINTURA E PASSOU A ANDAR NAS PONTAS DO PÉ)...KKK

SOFIA QUERIDA....AGORA VOU TE DAR MAIS UMA LIÇÃO....
FILHA, NUNCA TRAPACEIE
NUNCA SE VENDA
NÃO FAÇA AOS OUTROS O QUE NÃO DESEJA A VC
NÃO DESVALORIZE  NUNCA A FAMILIA QUE DEUS TE DEU...
VC É O MELHOR PRESENTE QUE DEUS ME DEU....]
TE AMO....
FIZ ESSE VIDEOZINHO COM ALGUMAS FOTOS QUE CONSEGUI TIRAR DAS AULAS
video

sexta-feira, 13 de julho de 2012

[ "A Bailarina" - ( Paulo Autran) ] - [ "A Bailarina" - ( Lucinha ...

ESSA MENINA QUER SER BAILARINA....

Bailarina, ulustração de Yuri Dayatlov
FAZ TEMPO QUE NÃO VENHO AQUI...MAS PROMETO A MIM MESMO SER FIEL A ESTE MEU CANTINHO, ONDE POSSO COLOCAR MOMENTOS MEUS E DA MINHA PRINCESA SOFIA....
HOJE FOI UM DIA MUITO IMPORTANTE E ALEGRE PRA SOFIA....ACORDAMOS CEDO....SOFIA ESTAVA ANSIOSA, HOJE ERA O DIA DA MATRICULA NA AULA DE BALLET....
SOFIA ESTAVA MUITO FELIZ, FIZEMOS A MATRICULA....ELA QUIS CONHECER A SALA DE DANÇA, E FICOU ENCANTADA, VI SEUS OLHINHOS BRILHAREM....
LOGO APÓS A MATRICULA, FIZEMOS UMA VIA SACRA ATÉ ENCONTRARMOS A ROUPA PRA DANÇA....
SOFIA QUEM ESCOLHEU TUDO...COLLANT, MEIA CALÇA, SAIA, SAPATILHA, REDINHA, FACHINHA...TUDO ESOLHIDO COM AMOR E CARINHO....AMO VER A ALEGRIA DE MINHA FILHA....EXPERIMENTOU A ROUPA E COMEÇO A DANÇAR PELA LOJA....OS VENDEDORES FICARAM ENCANTADOS COM ELA...TAMBÉM NÃO HÁ QUEM NÃO SE ENCANTE....
APÓS COMPRARMOS O TRAJE DE BAILARINHA, QUIS IR PRA CASA DA AVÓ PATERNA, E LÁ FICOU O DIA TODO A SARACUTEAR, QUERO DIZER A BAILAR.....KKKK


CECÍLIA MEIRELES

A bailarina


Esta menina

tão pequenina

quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré

mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá

Mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,

mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar

e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu

e diz que caiu do céu.

Esta menina

tão pequenina

quer ser bailarina.


Mas depois esquece todas as danças,

e também quer dormir como as outras crianças.